Ritual de AM do REAA: Na Íntegra - Rituais Maçônicos Vol 1 – Maxell Egens

Ritual de AM do REAA: Na Íntegra – Rituais Maçônicos Vol 1 – Maxell Egens

Descrição do livro

A Ordem Maçônica é uma associação de homens esclarecidos e virtuosos, que se consideram Irmãos entre si e cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente ligados por laços de recíproco respeito, estima, confiança e amizade, estimulando uns aos outros, na prática da virtude. É um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.
Estas condições são suficientes para nos convencer de que a Ordem Maçônica foi sempre, e deve continuar a ser, a UNIÃO CONSISTENTE de homens inteligentes, virtuosos, desinteressados, generosos e devotados, Irmãos livres e iguais, ligados por deveres de fraternidade, que concorrem, pelo exemplo e pela prática da virtude, para esclarecer os homens e prepará-los para a emancipação progressiva e pacífica da Humanidade.
É, pois, um sistema e um escola, não só moral como também de filosofia social e espiritual, revelados por alegorias e ensinados através de símbolos, guiando seus adeptos à prática e ao aperfeiçoamento dos seus mais elevados deveres.
Praticando o bem sobre o plano social e moral, a Maçonaria reúne todos os homens, como Irmãos, sem deles indagar a crença religiosa ou política.
Por isso, e para evitar o desvirtuamento de seus nobres e sublimes fins, a Maçonaria exige que sejam iniciados em seus mistérios somente aqueles que, crendo na existência de Deus e em Sua vontade revelada, bem compreendam os deveres sociais e alheios à vaidade e inclinações contrárias aos rígidos princípios da moralidade, busquem-na, inspirados em elevados sentimentos de amor fraternal.
A Maçonaria é, portanto, o progresso contínuo, por ensinamentos em uma série de graus, visando, por promoções sucessivas, incutir no íntimo dos homens a LUZ ESPIRITUAL E DIVINA que, afugentando os baixos sentimentos de materialidade, de sensualidade e do mundanismo e, invocando sempre o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, os torne dignos de si mesmos, da Família, da Pátria e da Humanidade.

Livros Relacionados